FRONTEIRAS ENTRE A SAÚDE E A DOENÇA NO ENVELHECIMENTO: O PAPEL DO SUPORTE SOCIAL

Autores

Palavras-chave:

Envelhecimento, Saúde, Processo Saúde-Doença

Resumo

O aumento da população idosa impõe significativos desafios aos sistemas públicos de assistência social, saúde e economia devido às mudanças multidimensionais ocasionadas pelo processo de envelhecer. Diante disso, o presente estudo objetivou discutir as especificidades da identificação de doenças entre a população idosa, com enfoque no suporte social. Para tal, realizou-se uma revisão de literatura narrativa, captando materiais nas plataformas de buscas Google Acadêmico, SciELO e PubMed, utilizando os descritores “envelhecimento”, “suporte social” e “diagnóstico”. Observou-se que o processo de saúde-doença no envelhecimento é influenciado por diversos fatores, abrangendo aspectos socioculturais, comportamentais e psicológicos. Salienta-se que o declínio funcional é esperado, mas a sua intensificação pode vulnerabilizar as pessoas idosas, aumentando a suscetibilidade a doenças. Nesse cenário, notou-se que a manutenção da saúde requer redes de suporte social no enfrentamento das adversidades. Concluiu-se que as possíveis condições de saúde apresentadas em decorrência das mudanças do envelhecimento, faz-se necessário que as intervenções sejam multissetoriais e interdisciplinares para promover a saúde de forma eficaz, associadas com a manutenção da rede de apoio da pessoa idosa.

Biografia do Autor

Jeniffer Ferreira-Costa, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

Amanda Azevedo de Carvalho, Anhembi Morumbi

Graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Anhembi Morumbi. Aluna de Iniciação Científica na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP, São Paulo, SP, Brasil

Dante Ogassavara, Universidade São Judas Tadeu

Psicólogo. Mestre e Doutorando do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu. Docente do curso de Psicologia na Faculdade Nove de Julho, São Paulo, SP, Brasil.

Thais da Silva-Ferreira, Universidade São Judas Tadeu

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ciências do Envelhecimento pela Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, SP, Brasil.

José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima

Psicólogo. Mestre e Doutor em Psicologia. Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências do Envelhecimento da Universidade São Judas Tadeu/Instituto Ânima, São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

19-09-2024

Edição

Seção

Artigos - INICIAÇÃO CIENTÍFICA