TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM

desafios e possibilidades no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil

Autores

Palavras-chave:

Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem, Educação infantil, Processo de ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo tratou sobre o Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem no contexto da vida escolar de crianças laudadas, sob o viés do campo da experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação” proposto pela Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil. Tal cenário se deu pela correlação entre os elementos, haja vista que a linguagem é o conectivo entre eles, tanto na forma oral, escrita e leitura. A pesquisa objetivou a compreensão dos desafios e das possibilidades no processo de ensino-aprendizagem de crianças diagnosticadas com TDL. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa classificada como estudo de caso, valendo-se da entrevista e da Análise de Conteúdo como instrumento de coleta e tratamento dos dados. Os achados da pesquisa apontam para dificuldades atenuantes das crianças com TDL no quesito da escrita, oralidade e formulação de hipóteses, mas, com possibilidades de alcançar os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento promovidos pelas BNCC a partir de estímulos e estratégias pedagógicas que envolvam o lúdico, a interação, a prática e a imaginação, contribuindo para a formação integral dos alunos.

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Publicado

05-11-2024

Edição

Seção

Artigos - INICIAÇÃO CIENTÍFICA