TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM
desafios e possibilidades no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil
Palavras-chave:
Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem, Educação infantil, Processo de ensino-aprendizagemResumo
Este artigo tratou sobre o Transtorno do Desenvolvimento de Linguagem no contexto da vida escolar de crianças laudadas, sob o viés do campo da experiência “Escuta, fala, pensamento e imaginação” proposto pela Base Nacional Comum Curricular para a educação infantil. Tal cenário se deu pela correlação entre os elementos, haja vista que a linguagem é o conectivo entre eles, tanto na forma oral, escrita e leitura. A pesquisa objetivou a compreensão dos desafios e das possibilidades no processo de ensino-aprendizagem de crianças diagnosticadas com TDL. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa classificada como estudo de caso, valendo-se da entrevista e da Análise de Conteúdo como instrumento de coleta e tratamento dos dados. Os achados da pesquisa apontam para dificuldades atenuantes das crianças com TDL no quesito da escrita, oralidade e formulação de hipóteses, mas, com possibilidades de alcançar os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento promovidos pelas BNCC a partir de estímulos e estratégias pedagógicas que envolvam o lúdico, a interação, a prática e a imaginação, contribuindo para a formação integral dos alunos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Caleidoscópio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
1 - Os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
Após o artigo aprovado, o autor principral deverá enviar declaração, conforme o modelo:
AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
(Nome do autor), portador do documento de identidade nº ________ (no caso de vários autores citar todos), autorizo ( ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade pela Revista Eniac Pesquisa, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________