O marketing na internet
Palavras-chave:
comportamento, mídias, evolução, gerações em conflito, interação, desejoResumo
O crescimento do número de usuários da World Wide Web e do comércio eletrônico vêm despertando o interesse profissionais de marketing pela internet. O objetivo desta investigação é estudar o comportamento desse novo consumidor em atividades de navegação da web, seus benefícios e o seu reflexo e o acentuado crescimento do e-commerce. Em seguida, verificar como o aumento dos custos dos meios tradicionais e mídias alternativas desafiam e motivam os gerentes de marketing a explorar as mídias interativas, como televisão a cabo e a internet, como substitutas ou complementação das mídias tradicionais. COBRA (1999) divide o marketing em três fazes: a primeira, meados de 1925, nas economias mais desenvolvidas, como a do Oeste Europeu e Estados Unidos, que orientadas para a produção consumiam tudo que produziam. O segundo, de 1925 a 1929, quando havia domínio das técnicas de produção e na maioria das nações desenvolvidas nascia à preocupação com o escoamento dos excedentes. Nessa época os fabricantes enfatizaram a força das vendas, com o objetivo de ampliar os compradores. Este comportamento permitiu o desenvolvimento de técnicas do argumento e convencimento. As empresas começaram a anunciar seus produtos batendo de porta em porta indo até os consumidores. Foi o despertar Estados Unidos para a venda domiciliar de vassouras, objetos eletrônicos Eletrolux e os cosméticos da AVON, o que popularizando a venda por catálogo. Em decorrência dessa modalidade de venda, surgiu a “courrier” - entrega de encomendas e documentos. A terceira fase ocorreu quando a depressão de 1929, tomou conta dos Estados Unidos, que afetou o Brasil levando-o a queima de café, seu principal produto de exportação. A dificuldade de obter dinheiro tornou o mercado consumidor que perdeu o poder de compra e para conquistar os poucos consumidores que restaram, surgiu nos Estados Unidos o marketing, com sua importância redobrada e hoje: segundo Kotler (2002), a saturação da propaganda está atingindo níveis de fragmentação da mídia.
Referências
BLY, Robert. In, <http://www.4shared.com/document/1qcJ362P/robert_bly_-_joo_de_ferro_-_um.htm>
COBRA, MARCOS, Administração de Marketing no Brasil . Rio de Janeiro: Editora Campus, 2008.
DROTNER, Kirsten. "Media on the Move: Personalized Media and the Transformation of Publicness," in Sonia Livingstone (ed.) Audiences and Publics: When Cultural Engagement Matters for the Public. Bristol: Intellect, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
1 - Os textos publicados na revista são de inteira responsabilidade de seus autores.
2 - É permitida a reprodução, desde que citada a fonte e o autor.
Após o artigo aprovado, o autor principral deverá enviar declaração, conforme o modelo:
AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO
(Nome do autor), portador do documento de identidade nº ________ (no caso de vários autores citar todos), autorizo ( ou autorizam, no caso de diversos autores) a publicação do artigo (nome do artigo), com exclusividade pela Revista Eniac Pesquisa, em meio eletrônico.
A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
Dados de todos os autores:
Nome completo:
Instituição:
E-mail:
Telefone:
Obs.: Informar os códigos dos serviços DDD e DDI.
Assinatura do autor principal: ____________________________________