Profissão docente: reflexões sobre a origem dos saberes dos professores

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, Profissionalização do professor, Saberes docentes.

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões acerca do processo de formação docente de duas professoras do ensino básico das redes pública e particular. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, com roteiro prévio de questões abertas, aliada ao levantamento bibliográfico de estudos existentes sobre a formação docente, profissionalização do professor, carreira e práticas formativas.  Trata-se de estudo de natureza qualitativa, adequada a pesquisas de cunho exploratório, hermenêutico (interpretativo) e fenomenológico. A análise de dados teve como objetivo retratar a experiência das entrevistadas, além de refletir e interpretar as informações por elas transmitidas. Por meio dos resultados obtidos foi possível perceber a importância existente entre o saber teórico, formal, sobre a prática de ensinar, e o conhecimento teórico produzido na prática de ensinar. Espera-se com esse estudo contribuir com outros profissionais que atuam na docência, considerando que os relatos aqui apresentados oferecem importantes reflexões acerca do desenvolvimento profissional do professor.

Biografia do Autor

Rosana Passos Quitério de Carvalho, Faculdade Eniac

Professora no curso de Pedagogia da Faculdade Eniac de Guarulhos.

Graduada em Pedagogia, com especiliação em Psicopedagogia, Libras e Gramática e Texto da Língua Portuguesa.

Mestranda em Educação.

Maria de Fátima Gomes Sanches, Faculdade Eniac

Mestranda em Educação na Universidade Taubaté. Possui graduação em Letras - Inglês/Português - Tradução pela Universidade de Guarulhos (2001). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da língua inglesa, estratégia, pós-método e nativos e imigrantes digitais. Participação em grupo de iniciação científica, artigos, banca examinadora de cursos técnicos integrados ao ensino médio, RETEC e cursos básicos do ensino superior, palestrante e intérprete (tradutora). Ensino da língua inglesa como segundo idioma (conversação) e ensino de inglês instrumental para curso superior. Experiência de doze anos em tradução e interpretação para nativos americanos em viagens para trabalhos voluntários pelo Brasil. Pesquisadora e membro do grupo de Pesquisa e Iniciação Científica da Faculdade Eniac. Examinadora de Trabalhos de Conclusão de Cursos ? TCC e Trabalhos de Conclusão de Módulo ? TCM - cursos: Graduação, Tecnológicos, Técnicos Integrados, RETEC, Ensino Médio e Básico. Elaboração, coordenação e desenvolvimento de projeto para áreas específicas com uso de tecnologias voltadas para a aprendizagem dos cursos de gradução, tecnólogos, técnicos e ensino médio. Gestão de projetos em inglês intermediário e avançado para participação de grupos de alunos nos Seminários de Iniciação Científica

Emilton Alves Carvalho, Faculdade Eniac

Possui graduação em TECNÓLOGO EM REDES DE COMPUTADORES pela Faculdade de tecnologia ENIAC-FAPI (2005) e pós graduação em INFRA-ESTRUTURA DE REDES ITIL E CISCO (2007).Atualmente cursando o Mestrado Profissional em Educação na Universidade de Taubaté (UNITAU). Integrante do corpo docente da Faculdade de tecnologia ENIAC-FAPI. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES

Referências

BOING, Luiz Alberto; LUDKE, Menga. Caminhos da profissão e da profissionalidade docentes. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v25n89/22616.pdf. Acesso em: 31 Out. 2016.

GATTI, Bernardete A. Formação de professores: condições e problemas atuais. Disponível em: http://itp.ifsp.edu.br/ojs/index.php/RIFP/article/view/347. Acesso em 17 Out 2016.

GAUTHIER, C. Por uma teoria da Pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In Vidas de professores. Portugal: Porto Editora, 1992.

IDEB – Resultados e Metas. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/resultado/. Acesso em 10 Nov 2016.

MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/1/3/1. Acesso em 05 Nov. 2016.

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v12n34/a08v1234.pdf. Acesso em: 05 Nov 2016.

TARDIFF, Maurice. A profissionalização do ensino passado trinta anos: dois passos pra frente, três para trás. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302013000200013&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso: 04 Nov. 2016.

______. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. ISBN 978-85-326-4428-2 Edição Digital.

Downloads

Publicado

16-12-2016

Edição

Seção

Evento: Seminário Étnico-Racial