A INCLUSÃO E A QUESTÃO DOS REFUGIADOS NO BRASIL E NO MUNDO

Autores

  • José Flávio Messias UNINOVE - Universidade Nove de Julho

Palavras-chave:

migrações, refugiados, inserção social, direito internacional.

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as origens e as consequências relacionadas às dificuldades de inclusão social dos refugiados no Brasil e no mundo. Pesquisas revelam que as migrações são resultantes da pauperização e da desigualdade social, que por sua vez são atribuídas às diferenças regionais, com ausência notória de investimentos em infraestrutura. É na violação dos direitos humanos que se radica a causa fundamental pela qual as pessoas ficam coagidas a abandonar seu país de origem e solicitar asilo. Quanto maior o número de migrações, maior a probabilidade de que o Estado não é capaz de atender às necessidades básicas de sua população. Recentemente, catástrofes naturais, conflitos e guerras de diversas origens, tem acentuado os efeitos sociais perversos, gerando um número crescente de refugiados em escala internacional que colocam esta questão no cerne do debate atual, pois é muito importante tanto para países mais desenvolvidos, porque geralmente são os que recebem os migrantes, como para países que os perdem.

Biografia do Autor

José Flávio Messias, UNINOVE - Universidade Nove de Julho

Doutor em Ciências Sociais / Relações Internacionais e Mestre em Economia Política - PUC/SP, especialista em Administração Financeira. Atualmente é Professor e Pesquisador da Faculdade Eniac; Professor da Universidade São Judas Tadeu / SP.

Referências

ACNUR/UNHCR, World at War, Global Trends, Forced Displacement in 2014, Alto Comissariado da ONU para Refugiados - ACNUR, 18 june de 2015.

ACNUR/UNHCR, Novo Perfil do Refúgio no Brasil, Alto Comissariado da ONU para Refugiados - ACNUR, novembro de 2014.

GALVÃO, V. et al., A Questão dos Refugiados e a Proteção do Direito Internacional Público, Cadernos Ciências Humanas e Sociais, Maceió, v. 2, n.2, p. 55-72, Nov. 2014.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

NAÇÕES UNIDAS. Convenção de Genebra sobre Estatuto dos refugiados. Genebra: ACNUR, 1951. Disponível em: http://www.acnur.org/t3/portugues/recursos/ documentos/ . Acesso em:

de set. 2015.

________. Protocolo relativo ao Estatuto dos Refugiados de 1967. Genebra: ACNUR, 1967. Disponível em: http://www.acnur.org/t3/portugues/recursos/ documentos/ . Acesso em: 18 de set. 2015.

PIOVESAN, Flávia. O direito de asilo e a proteção internacional dos refugiados. In: Araújo, Nádia de; Almeida, Guilherme Assis de (Coords.). O direito internacional dos refugiados: uma perspectiva brasileira. Rio de Janeiro: Renovar, 2001. p. 63 64.

PAMPLONA, D.A. & PIOVESAN, F., O Instituto do Refúgio no Brasil: Práticas Recentes,

Revista de Direitos Fundamentais e Democracia, Curitiba, v.17, n. 17, p. 43-55, jan/jun de 2015.

Portal Globo G1, Refugiados na Europa: a crise em mapas e gráficos

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/09/refugiados-na-europa-crise-em-mapas-e-graficos.html, acessado em 26/09/2015.

Portal de Relações internacionais, A crise síria: 4 primaveras depois, http://relacoes internacionais.com.br/2015/05/13/a-crise-siria-4-primaveras-depois/ acessado em 18/09/2015. OLIVEIRA, A.T.R., Migrações Internacionais e Políticas Migratórias no Brasil, Cadernos OBMigra, Migração e Mobilidade na América do Sul, v. 1, n.3, 2015.

SOARES, C. DE O., O Direito Internacional dos Refugiados e o Ordenamento Jurídico Brasileiro: Análise da Efetividade da Proteção Nacional, Dissertação de Mestrado em Direito, UFAL, 2012.

The Economist, in O Estado de São Paulo, Visão Global, Estrangeiros em terra estranha, Internacional, domingo, 13/09/2015, págs. A14 a 15.

VERGARA, S. C. Métodos de Pesquisa em Administração. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.

Downloads

Publicado

02-03-2016

Edição

Seção

Evento: Seminário Étnico-Racial