CURSOS PRONATEC - A AVALIAÇÃO NO INGRESSO EM BUSCA DE UM APRENDIZADO HOMOGÊNEO

Autores

  • Wlamir Paschoal Centro Universitário Barão de Mauá
  • Mario Marcos Lopes Faculdades Eniac - FAPI

Palavras-chave:

PRONATEC, Avaliação, Processo introdutório, Preparação.

Resumo

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC foi criado pelo Governo Federal, em 2011, pela Lei 11.513/2011, com a proposta de democratizar os cursos de educação profissional e tecnológica no país.

Biografia do Autor

Wlamir Paschoal, Centro Universitário Barão de Mauá

Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Barão de Mauá, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. Graduado em Logística. E-mail: wlamirpaschoal@yahoo.com.br 

Mario Marcos Lopes, Faculdades Eniac - FAPI

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente do Centro Universitário de Araraquara (2011). Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2008), Especialização em Didática e Tendências Pedagógicas (2011) e em Gestão Escolar (2013) pela Faculdade de Educação São Luís (2011) e Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela Universidade Federal de São João Del Rei - MG (2010). Atuou como Apoio Técnico do Centro de Estudos Ambientais - CEAM do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente (Bolsista Funadesp) e como Tutor no Curso de Aperfeiçoamento em Educação Ambiental oferecido pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É professor-tutor e orientador de TCC do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na Modalidade a Distância da Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal, além de ministrar aulas nas disciplinas de Metodologia do Ensino Superior e Metodologia Científica e Iniciação a Pesquisa e Gestão Ambiental. Orienta trabalhos de conclusão de curso de Especialização na área da Educação pelo Centro Universitário Barão de Mauá e desenvolve tutoria junto a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), no curso de Especialização em Educação Ambiental com ênfase em espaços educadores sustentáveis. Atua como docente na disciplina de Biologia (Secretaria de Estado da Educação).

Downloads

Publicado

12-08-2015

Edição

Seção

Evento: Seminário Étnico-Racial