Ventilação e climatização para o isolamento de contaminação por vírus

Autores

Palavras-chave:

Bactérias, Vírus, Microrganismos, Contaminantes, Climatização, Ventilação

Resumo

O condicionador de ar tem como principal objetivo, criar a sensação de conforto térmico, porém, tendo em vista que a qualidade do ar é uma preocupação global, principalmente em locais fechados, esse artigo irá redigir formas de controle da proliferação de fungos, vírus e microrganismos por meio do ar condicionado. Visando que podemos afastar esses “indivíduos” indesejáveis que podem interferir em nossa saúde. O aparelho que se tornou indispensável em nossos dias, ganhou um espaço especial na área hospitalar, trazendo várias funções que contribuem com nosso bem estar, entre elas estão ventilar, refrigerar, umidificar e desumidificar, criando assim além de um ambiente agradável, um local ábdito de bactérias. O artigo também irá abordar a necessidade de manutenção e limpeza dos aparelhos, lembrando que a má utilização e o acúmulo de resíduos também podem resultar no desenvolvimento de microrganismos indesejáveis, favorecendo assim o aumente do índice de infecções respiratórias.

Biografia do Autor

Thaiane Cristina Martins Moura, Centro Universitário Eniac

Acadêmica do curso de Engenharia Industrial Mecânica do Centro Universitário Eniac.

Vinicius de Melo Puglia, Centro Universitário Eniac

Graduado em Engenharia de Produção (2017) e em Engenharia Elétrica (2019) pelo Centro Universitário ENIAC. Atuação profissional nas áreas de engenharia com projetos, consultoria e implantação de instalações elétricas em BT e MT, energias renováveis e alternativas, automação industrial e predial, máquinas e equipamentos, IoT e Indústria 4.0, Smart City, tratamento de águas e efluentes.

Pesquisas em 1 - sistemas embarcados, inteligência artificial, sistemas automáticos e robótica, energias alternativas e renováveis; 2 - engenharia biomédica.

http://lattes.cnpq.br/9503792596937895

Renato de Brito Sanchez, Centro Universitário Eniac / Núcleo de Pesquisa Eniac (NUPE) Universidade de Mogi das Cruzes / Núcleo de Pesquisas Tecnológicas (NPT)

Graduado em Engenharia Elétrica pelas Faculdades Integradas Torricelli (2009) e em Engenharia Industrial Mecânica pelo Centro Universitário ENIAC (2019), Especialização em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário ENIAC (2020), Especialização em Machine Learning e Inteligência Artificial pelo Centro Universitário ENIAC (2021), Mestre em Engenharia Mecânica pela FEI - Fundação Educacional Inaciana Padre Sabóia de Medeiros (2015) na área de concentração de Sistemas da Mobilidade e Doutorando em Engenharia Biomédica pela UMC - Universidade Mogi das Cruzes (2020). Início de formação no SENAI como Eletricista de Manutenção e subsequente na especialização para Mecânico de Manutenção Eletroeletrônica em paralelo a formação como Técnico em Processamento de Dados.

Diretor Geral do Grupo ENGERISA.

Diretor de Engenharia e Tecnologia / CTO na JKL Holding S.A (JKL Group).

Sócio-Diretor da MSH-BC.

Pesquisador do Núcleo de Pesquisa ENIAC (NUPE) do Centro Universitário ENIAC.

Pesquisador do Núcleo de Pesquisas Tecnológicas (NPT) e do Laboratório Virtual de Tecnologias Assistivas (LAVITA) da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

Professor Mestre dos cursos Graduação e Pós Graduação de engenharia e tecnologia do Centro Universitário Eniac e da Pós Graduação na ESEM. 

Pesquisas em: 1 - sistemas embarcados, inteligência artificial, sistemas automáticos e robótica, energias alternativas e renováveis; 2 - exoesqueletos, ambientes virtuais para reabilitação de pacientes e identificação de doenças, tecnologias assistivas.

LinkedIn = https://www.linkedin.com/in/renatodebritosanchez/

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3993422000423092

Referências

DANTAS, E.H.M. Ar condicionado, vilão ou aliado? Uma revisão crítica. Revista Brasindoor, 1998.

GONTIJO FILHO, Paulo Pinto; SILVA, Carlos Roberto Menezes; KRITSKI, Afrânio Lineu. Ambientes climatizados, portaria 3.523 de 28/8/98 do Ministério da Saúde e padrões de qualidade do ar de interiores do Brasil. Jornal de Pneumologia, v. 26, n. 5, p. 254-258, 2000.

SIQUEIRA, L.F.G. Síndrome do edifício doente, o meio ambiente e a infecção hospitalar. Infecção Hospitalar e suas Interfaces na Área da Saúde. São Paulo: Atheneu, 2000.

SIQUEIRA, L.F.G. E. DANTAS E.H.M, Organização e método no processo de avaliação da qualidade do ar de interiores. Rev. Brasindoor, 1999.

VIEIRA, E. GRIMBERG, A importância da manutenção de sistemas de ar condicionado de automóveis. Revista Ciências do Ambiente On-Line, 2008

MARÉ, Renata Maria, Estudo de eficiência da ventilação em sistema de climatização com distribuição de ar pelo piso. São Paulo, Catálogo USP, 2010

Downloads

Publicado

19-12-2020

Edição

Seção

Artigos - INICIAÇÃO CIENTÍFICA